Institucional

Há alguns anos como líder no segmento de saúde suplementar no Estado, a Unimed Sergipe mantém a sua consolidada posição no mercado sergipano por meio dos serviços oferecidos à sua carteira de usuários. Ao longo de suas mais de três décadas de existência, a operadora aposta no investimento em sua estrutura e na promoção da saúde para garantir a melhor assistência a todos os beneficiários que confiam na marca Unimed.
São mais de 600 profissionais médicos cooperados em variadas especialidades e quase mil colaboradores prontos para prestar o melhor atendimento de acordo com a necessidade de cada cliente. Hoje, além de uma extensa rede de prestadores credenciados, que inclui hospitais, clínicas e laboratórios, na capital e no interior, a Unimed Sergipe oferece aos seus clientes sete unidades próprias com serviços que vão desde o atendimento de urgência 24h, no Hospital Unimed, até a realização de exames complexos de imagens, como tomografias, na Unidade de Diagnóstico.
Com foco no compromisso em oferecer sempre os melhores serviços, a maior cooperativa médica de Sergipe aposta na inovação, no profissionalismo e na qualidade na prestação de seus serviços, atributos que a diferenciam de seus concorrentes e a destacam no mercado, mantendo seu certificado de Qualidade ISO 9001-2008 desde dezembro de 2007 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Ao longo desses anos, a Unimed Sergipe assegura o padrão de qualidade e a melhoria contínua de seus processos, buscando garantir a satisfação dos usuários, cooperados, colaboradores, parceiros e da sociedade de uma forma geral.

História

Sistema Unimed

A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 84% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 348 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 18 milhões de beneficiários em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 114 mil médicos cooperados, 114 hospitais próprios e 18 hospitais dia, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
Além de deter 29% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 24º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 15ª vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.
Fonte: www.unimed.coop.br

 
institucional.jpg
 

Unimed Sergipe

A Unimed Sergipe Cooperativa de Trabalho Médico nasceu em 19 de novembro de 1984, fruto da visão empreendedora e da organização de alguns médicos sergipanos, como Dr. Ailton Pita Falcão (in memoriam), primeiro presidente da organização entre os anos de 1984 e 1998. Após 14 anos, Dr. Pita foi substituído por Dr. Carlos Alberto Barreto de Mendonça, cuja gestão, focada na profissionalização e que durou de 1998 a 2008, possuía a proposta de preparar a cooperativa para um novo tempo. Em seguida, Dr. Adelson Severino Chagas foi eleito o terceiro presidente da Unimed Sergipe, ainda em 2008, ficando no cargo até o ano de 2012. Neste mesmo ano, os cooperados elegeram a cirurgiã-pediatra, Dra. Denise Tavares Silveira, para a gestão de 2012 a 2016, tendo a mesma sido reeleita para a gestão de 2016 a 2020.
Independentemente da gestão ou do ano, todos os presidentes possuem grandes vivências e histórias sobre a cooperativa. Em entrevista a uma publicação especial sobre os 25 anos da Unimed Sergipe, em 2009, Dr. Pita falou sobre o início da operadora. “Percebi que a classe médica estava ficando nas mãos do mercantilismo da medicina. E então, comecei a buscar uma solução para acabar com isso. Foi nesse momento que me falaram sobre a Unimed. Sergipe era o único Estado do Brasil que não possuía a cooperativa médica. Empenhei-me em conhecer a empresa, mesmo algumas pessoas não acreditando que daria certo. Junto com mais 20 colegas, fundamos a cooperativa. Na época, não tínhamos dinheiro nem para alugar uma sala para ser a sede”, lembrou o médico, na época, acrescentando que as dificuldades eram muitas e, como não possuía uma sede, a Sociedade Médica de Sergipe disponibilizou uma sala para que servisse ao funcionamento da Unimed Sergipe.
A partir dos anos 90, a cooperativa começou a crescer, tanto com adesão de novos clientes, quanto ganhando a confiança dos médicos. Isso também se refletiu na profissionalização da operadora, com altos investimentos em equipe e estrutura que se mantém até os dias atuais como sendo um dos grandes diferenciais do plano. A expansão também atingiu as suas unidades próprias, estendendo os serviços oferecidos em sete locais diferentes, além do crescimento de sua rede credenciada em todo o Estado. Hoje, consolidada no mercado, a Unimed Sergipe oferece à sociedade sergipana alternativas de planos com variados perfis, contribuindo de forma significativa para a melhoria do atendimento em saúde na região.

Conselho de Administração

Diretoria Executiva
Mandato 2016-2020
Diretora Presidente
Dra. Denise Tavares Silveira Amaro da Silva
Diretora Administrativo-Financeira
Dra. Virgínia Maria Farias Barreto Passos
Diretor Técnico
Dr. Edilson Oliveira Cunha
Conselho de Administração
Diretora Presidente

Dra. Denise Tavares Silveira Amaro da Silva
Vogais
Dr. Adelson Severino Chagas
Dr. Adriano Augusto Caldas de Barros
Dr. Augusto César Santos Esmeraldo
Dr. Edílson Oliveira Cunha
Dr. José Hermano Marinho Júnior
Dr. José Job de Carvalho Filho
Dr. Marco Antônio Fontes Sarmento Silva
Dr. Melquíades José Souza de Castro
Dr. Ricardo Barbosa Ramos
Dra. Virgínia Maria Farias Barreto Passos

Conselho Fiscal

Mandato 2018-2019
Titulares
Maria Cecília Gravatá Portilho
Mário Jorge Leal Lemos Pires
Walber Barreto Galvão
Suplentes
Carlos Eduardo Santos Nunes
Janice Freitas Lima de Oliveira
Rogério dos Santos Rodrigues

Clientes
Satisfazer o cliente, disponibilizando o acesso à assistência à saúde nos âmbitos de promoção, prevenção e reabilitação.
Colaboradores
Investir no desenvolvimento das pessoas, estimulando o crescimento profissional, capacitando-as para o cumprimento dos objetivos organizacionais e proporcionando um ambiente de trabalho que estimule o aumento da sua satisfação.
Cooperados
Integrar os sócios no âmbito da doutrina cooperativista e propiciar informação e educação, visando ao exercício da medicina com qualidade, bem como a valorização do trabalho médico.
Parceiros
Estreitar relacionamento e estimular o desenvolvimento de alianças estratégicas com os nossos fornecedores e prestadores de serviços, inserindo-os nos princípios de qualidade.
Sociedade
Investir em ações que fomentem o desenvolvimento sustentável e iniciativas de sustentabilidade, visando à melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.
A diretoria compromete-se em assegurar o atendimento aos requisitos e a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
Versão 06 - Aprovada em 12/08/2016

LINHA DO TEMPO

  • As ações de Responsabilidade Social da Unimed Sergipe foram iniciadas no ano de 2000, com base e acompanhamento da Unimed Brasil.
  • Em 2009, a Unimed Brasil firmou parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e lançou o Programa Unimed Abraça os ODM, incentivando as cooperativas singulares a desenvolver ações que contribuam para o alcance dos “objetivos do milênio”.
  • A Unimed Sergipe assinou, em 2010, o Termo de Compromisso com o programa, comprometendo-se com o alinhamento de seus projetos e ações às metas do milênio, reportando os resultados para a Unimed do Brasil, além de incentivar suas partes interessadas no engajamento desta causa, a qual é preconizada pelo sétimo princípio do cooperativismo - “Interesse pela comunidade”.
  • Em 2014, a terminologia de Responsabilidade Socioambiental passou a se chamar de Sustentabilidade, mediante o reconhecimento da Unimed Brasil através do Selo de Sustentabilidade 2014, que se refere à ampliação do exercício estratégico, planejado e sistemático de ações, viabilizando canais de relacionamento entre as organizações, seus públicos de interesse e a sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável das áreas social, cultural, ambiental e econômico da Unimed Sergipe.

ÁREA: COMUNIDADE

PROJETO AMIGUINHOS – EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL

O Projeto Amiguinhos - Educação, Cidadania e Inclusão Social surgiu com o objetivo de transformar a situação de vulnerabilidade social e econômica da comunidade do Conjunto Almirante Tamandaré, em Aracaju. Desde o início, o foco do projeto é a diminuição do número das ocorrências policiais da área através de atividades socioeducativas, de cultura, esporte e lazer, e o exercício da cidadania com as crianças e adolescentes do local e suas famílias.

Em 2007, a Unimed Sergipe firmou parceria com o projeto e, desde então, sua contribuição tem sido de extrema relevância no processo de integração com a comunidade. Além do patrocínio de ações específicas, a cooperativa oferece o acompanhamento social das crianças e seus familiares. Ao longo de sua história, o Projeto Amiguinhos já ajudou mais de 1.000 (mil) crianças e adolescentes, tendo como resultado a redução da evasão escolar, inclusão social, melhoria da autoestima, desenvolvimento sociocultural, entre outros.

PROJETO VOLUNTARIADO

Diante dos problemas sociais existentes em nossa sociedade, e apesar do seu crescimento, muitas pessoas estão dispostas a ajudar o próximo. A maioria não sabe como, mas, para a Unimed Sergipe, incentivar o trabalho voluntário é uma das principais formas de garantir um mundo mais humano. Por isso, foi formado o Grupo de Voluntários de Colaboradores e Cooperados da Unimed Sergipe, cuja atuação acontece em variadas causas e oportunidades, como na limpeza de praias, campanhas educativas e outros projetos sociais em que a cooperativa se insere.

ÁREA: CULTURAL

CORAL UNIMED

A música tem o poder de dissolver as tensões e aliviar a alma. Isso sem falar no seu potencial para promover a integração social e a concentração, e até combater o estresse. Sabendo disto, no ano 2000, por meio do saudoso Dr. José Augusto Bezerra (in memoriam), foi criado o Coral Unimed, a fim de incentivar os colaboradores, clientes, cooperados e a comunidade a desenvolver seus talentos musicais. Hoje, regido pela maestrina Maria Corina dos Santos, o Coral realiza ensaios e atividades semanais supervisionadas, além de apresentações emocionantes em várias datas especiais.

ÁREA: SAÚDE

BLITZ DA SAÚDE

A Unimed Sergipe acredita que ações educativas e de promoção à saúde são a melhor maneira de garantir conhecimento e prevenir problemas graves, como o sobrepeso, estresses e doenças crônicas. Desta consciência, surgiu o Projeto Blitz da Saúde, que realiza atividades diversas em comunidades com serviços básicos, dentre outros, a aferição de pressão arterial, testes glicêmicos, dicas de nutrição e atividades físicas supervisionadas. Desde a primeira, já foram atendidas mais de cinco mil pessoas em eventos variados, garantindo informações sobre hábitos e práticas saudáveis para conquistar bem-estar e qualidade de vida.

SAÚDE NO TRÂNSITO

Desde 2007, a Unimed Sergipe integra o Comitê Municipal de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito de Sergipe – COMSEPAT junto a representantes dos órgãos públicos e privados, com reuniões periódicas para definir ações estratégicas voltadas à redução do numero de acidentes. Como resultado das ações, já foi possível mensurar, com data base de 2014, uma diminuição de 25% em acidentes com vítimas nas datas mais críticas, ou seja, em épocas de festividades.

SAÚDE NAS ESCOLAS

O moderno estilo de vida tem provocado mudanças na saúde física e mental dos seres humanos. Estes tem se tornado cada vez mais sedentários e solitários, assim como dependentes da praticidade da tecnologia. Esta realidade vem impactando não somente na saúde das pessoas, mas também nas relações dentro da família e da escola. Tanto a criança como adolescente precisam de orientações no processo de amadurecimento, e este se refere a etapas importantíssimas no seu desenvolvimento. A infância é uma fase de construção da personalidade, de questionamento e construção de conceitos. Assim, também como a adolescência, é a fase ideal para a implementação de ações preventivas que irão refletir na vida adulta. A base do conhecimento adquirido por crianças e jovens reflete numa mudança de hábitos que são assimilados de forma rápida, e com resultados bastante significativos. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como estratégia levar ao conhecimento da comunidade jovem temas referentes à prevenção e qualidade de vida, reduzirão as taxas de morbidade e mortalidade da população. Estas acometidas por enfermidades crônicas, relacionadas com os hábitos alimentares; a ausência de atividade física e a deficiência no gerenciamento de saúde de forma integral. No Brasil, por ano, cerca de 26 mil jovens entre 10 e 19 anos de idade perdem a vida em acidentes de trânsito, suicídio, violência, doenças relacionadas a gravidez, álcool, drogas e a outros males que na sua maioria, poderiam ser prevenidos ou tratados, evitando comprometer seu projeto de vida. Sendo assim, a Unimed Sergipe, empresa com responsabilidade socioambiental, percebe a necessidade de levar para as crianças e adolescentes, orientações sobre temas relacionados à saúde, que norteiam o seu cotidiano. Acreditamos que estas crianças e adolescentes são agentes de mudanças e multiplicadores em potencial de hábitos para melhoria de qualidade de vida.

ÁREA: EMISSÕES GEE

PROGRAMA NEUTRO – CALCULADORA CO2

Com foco na redução do efeito-estufa e fazendo valer seu compromisso com o meio ambiente, em 2014, a Unimed Sergipe abraçou o Projeto Neutro – Calculadora CO2 – Ferramenta de Desenvolvimento de Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa criada pela Unimed Brasil em 2012, a fim de contribuir para a diminuição da emissão desses gases. O objetivo do projeto é a neutralização dos gases de efeito estufa, emitidos por meio da cooperativa, através do monitoramento do consumo da operadora com energia elétrica, gás de cozinha, geradores, viagens áreas, combustível dos carros, entre outros. A partir desse acompanhamento, é realizado um cálculo que resulta no plantio e distribuição de mudas de árvores, em uma importante ação de reflorestamento.

ÁREA: CONSUMO CONSCIENTE

CONSUMO CONSCIENTE

Com o intuito de estimular o consumo consciente de recursos por parte dos colaboradores, cooperados e clientes, são realizadas ações e campanhas de conscientização. Em uma delas, a Unimed Sergipe aplicou etiquetas de sensibilização quanto ao uso racional das fontes de energia em seus prédios. As etiquetas foram colocadas nos interruptores, nas torneiras e nos computadores de todas as unidades de negócios da cooperativa para que colaboradores e clientes se atentem e evitem o desperdício.

ÁREA: RESÍDUOS

COLETA SELETIVA DO LIXO

Os graves e crescentes problemas socioambientais do mundo contemporâneo impõem ao atual modelo de desenvolvimento econômico o reconhecimento do caráter finito dos recursos naturais com previsões catastróficas para as próximas décadas e com consequências negativas para a própria sobrevivência da espécie humana. Esta harmonia entre natureza, sociedade e economia deve ser responsabilidade do estado, das empresas e das próprias comunidades, sendo o desenvolvimento sustentável o seu foco principal. A coleta seletiva de lixo é uma importante ação que a Unimed Sergipe encontrou para garantir a reciclagem e a destinação final ambientalmente correta. Com ela, a operadora faz a doação de seus resíduos recicláveis à cooperativa Reviravolta, que por sua vez, realiza a destinação correta desses resíduos.

RECONHECIMENTO

  • Ação Global
  • Cantaju
  • Destaque 2016- Maio Amarelo
  • Dia C
  • Festival de Coros – Aracaju
  • ODS Selo Social
  • Papel Noel dos Correios
  • Selo Prata Governança e Sustentabilidade
  • SMTT Aracaju
  • Canto Vivo - Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Reviravolta - Cooperativa de Reciclagem
  • Shopping Riomar
  • Shopping Jardins

PARCEIROS

Papai Noel dos Correios
Projeto Amiguinhos
Cantaju
Ação Global
Orquestra Sinfônica de Itabaiana
Dia C – SESCOOP
Escolas particulares e públicas

POLÍTICAS PÚBLICAS

COMSEPAT: Comitê Municipal de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito de Sergipe.

CIEASE: Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Sergipe.

SELO

PACTO GLOBAL
ODS

De acordo com estudo da Brand Finance Brasil, a marca Unimed foi avaliada em 1,272 bilhão de dólares (cerca de R$ 3 bilhões), aparecendo na 23ª posição entre as 100 empresas mais valiosas do País em 2013.

Consultoria independente e líder mundial em termos de avaliação e estratégia de marcas, a Brand Finance Brasil elabora o estudo com base em um levantamento financeiro sobre as empresas e em questionários com clientes e especialistas em medir a força de marcas. O método aplicado é o do Royalty Relief, amplamente usado no mundo.

Em 2012, a Unimed ocupou a 29º posição do ranking.

A Unimed Sergipe, em seus mais de 30 anos cuidando da saúde dos sergipanos, é reconhecida pela qualidade nos serviços prestados aos seus usuários. Para que essa relação de confiança e qualidade seja mantida é preciso que os processos sejam conduzidos com eficiência e excelência por todos que compõem a instituição. Conheça a missão, visão, negócio e os valores que alicerçam o pensar e o fazer da cooperativa:

NEGÓCIO:
Assistência à saúde.

MISSÃO:
Prover assistência à saúde com qualidade integral e valorização do cooperado.

VISÃO 2022:
Ser reconhecida pela excelência na atenção à saúde, assegurando crescimento e sustentabilidade da cooperativa.

VALORES:
- Ética é agir dentro de princípios morais e de conduta;
- Inovação é reinventar a cada desafio;
- Resultado é obter equilíbrio econômico-financeiro;
- Humanização é atender e cuidar com empatia.