UNIMED - Sergipe
26 de Setembro de 2018

Patologias dermatológicas em crianças e adolescentes é tema de encontro científico de pediatras da Unimed Sergipe

Na noite desta terça (25), aconteceu mais uma edição do Encontro Científico da Unimed Sergipe. A convidada do encontro foi a dermatologista-pediátrica, Dra. Elany Bittencourt que ministrou uma palestra sobre as patologias mais comuns na infância e adolescência. O evento acontece mensalmente na sala de reuniões da Sede Administrativa da cooperativa. O endocrinologista, Dr. Carlos Alberto Menezes, foi responsável pela abertura do encontro e mediação da palestra.
 
Durante o encontro, Dra. Elany apresentou diversos tipos de doenças que costumam levar muitos pequenos pacientes aos consultórios médicos. Na palestra, a dermatologista abordou diferentes patologias, apontando seus sintomas, caminhos para o diagnóstico e possibilidades de tratamento.
 
“As dermatoses, que são as doenças da pele, podem representar uma doença sistêmica, como também ocasionam problemas e comprometem a qualidade de vida da criança e do adolescente”, explica palestrante.
 
Dentre os participantes estava a médica cooperada, Dra. Maria Figueiredo Sobral Cruz, pediatra da Unidade Materno-Infantil, que destacou a importância do tema nesta edição do Encontro Científico. “As patologias dermatológicas fazem parte do dia a dia do consultório pediátrico. É importantíssimo esse tipo de encontro para atualização contínua sobre o tema e de possíveis tratamentos após o diagnóstico”, declara.
 
Cuidados preventivos
 
Cuidar da pele de crianças e adolescente requer muito da disposição dos pais em orientar os filhos desde pequeninos sobre o uso diário do hidratante corporal e protetor solar, por exemplo.
 
A dermatologista, Dra. Elany, orienta o uso reduzido de produtos cosméticos e perfumes em bebês recém-nascidos, e em seu lugar recomenda o banho com sabonetes neutros, hidratação da pele e acompanhamento com o pediatra. Já com relação aos adolescentes, a médica salienta que identificado o aparecimento de acnes é importante procurar um dermatologista para o início do tratamento para que a acne não se agrave e não deixe sequelas. “A acne pode até passar, mas se não for tratada pode deixar as marcas que tanto incomodam os adolescentes”, sinaliza.
 
Encontro Científico
 
Os encontros acontecem mensalmente na sede administrativa da cooperativa. Com o foco na saúde dos pacientes pediátricos, médicos que prestam atendimento para crianças e adolescentes de diversas especialidades participam do debate.